5 razões para concluir o ensino médio

Por diversas razões, muitos brasileiros não concluem o ensino médio durante a adolescência. Os motivos variam entre problemas pessoais, financeiros, familiares e falta de adaptação ao modelo tradicional. Segundo o IBGE, mais da metade da população do Brasil não possui diploma do ensino médio. Esse número chega a 52% entre as pessoas de 25 a 64 anos.
Hoje, já é possível terminar os estudos fora do tempo regular. Isso pode ser feito de maneira fácil e trazer muitos benefícios à vida pessoal e profissional. Neste post, separamos as cinco principais razões para concluir o ensino médio.
Continue lendo para descobrir!

1. Satisfação pessoal

Para quem não concluiu essa etapa, voltar a estudar pode trazer grande satisfação pessoal. Para muitos, a falta do diploma pode acabar sendo uma frustração. Além disso, a exclusão no mercado de trabalho pela falta de qualificação também pode gerar desconforto.

Por isso, concluir o ensino médio trará um novo ânimo e será essencial para a motivação e a autoestima. As novas possibilidades de trabalho e estudo serão grandes motivadores.

2. Possibilidade de ingressar na faculdade

Nunca é tarde para começar uma faculdade e investir na profissão dos sonhos. De acordo com o Censo do Ensino Superior de 2016, quase 30% dos graduandos do país têm idade superior a 30 anos. No entanto, para se matricular em um curso superior, é obrigatório ter o certificado de conclusão do ensino médio.
Mesmo que você não pretenda ingressar em uma graduação, voltar a ter contato com os estudos pode despertar essa vontade. Concluir o ensino médio é essencial para investir em uma carreira de sucesso.

3. Ter melhores salários

A diferença de remuneração por grau de escolaridade cresce todos os dias. A conclusão dos estudos pode garantir mais oportunidades e salários mais altos. Segundo o Instituto de Ensino e Pesquisa, um profissional com ensino médio completo ganha até 36% a mais do que alguém que só estudou até o fundamental. Ao se graduar no ensino superior, essa diferença cresce para 266%.

Para concorrer a cargos públicos, concluir o ensino médio também é importante. Há concursos no Brasil inteiro para nível médio, e a remuneração também é mais alta do que as vagas de menor escolaridade. Entre os mais concorridos e que requisitam o diploma do colegial estão os concursos para Polícia, Bombeiros e Exército.

4. Compreender melhor o mundo

O ensino médio é um grande apanhado de conteúdos que se relacionam diretamente com o nosso dia a dia. Adquirir esses conhecimentos permite, por exemplo, que você melhore a produção de textos, resolva equações e compreenda situações políticas. Portanto, muito além do diploma, terminar os estudos deve melhorar sua compreensão do mundo. Você estará mais apto tanto pessoal quanto profissionalmente.

5. Facilidade para concluir o ensino médio

A maneira mais simples de concluir o Ensino Médio é fazendo o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Essa prova é aplicada gratuitamente pelo Governo Federal uma vez por ano. Se candidato acertar uma pontuação mínima, recebe o certificado de conclusão do ensino médio. Ao todo, são 120 questões divididas entre quatro áreas do conhecimento. Por isso, é necessário que o aluno se prepare adequadamente.

A Faculdade Eficaz oferece um curso preparatório para o Encceja. As aulas ocorrem uma vez por semana e o material didático é gratuito.