Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

10 cursos de pós-graduação mais procurados por graduados e profissionais

Você já é graduado, mas quer valorizar ainda mais seu currículo, melhorar sua posição no trabalho ou expandir suas possibilidades de atuação? Um curso de pós-graduação é a melhor escolha para te ajudar na conquista desses objetivos.

Com a concorrência do mercado cada vez mais acirrada, ganha vantagem quem possui uma especialização. Ter esse diferencial competitivo aumenta as possibilidades profissionais e garante mais oportunidades de trabalho.

Conheça abaixo nossas pós-graduações mais procuradas e comece a planejar o próximo passo do seu futuro profissional.

1 – Docência no ensino superior

Democrático, o curso é destinado à pessoas graduadas em qualquer área do conhecimento. Essa especialização prepara o profissional de forma teórica e prática, desenvolvendo habilidades voltadas ao trabalho na docência do ensino superior.

Ao contrário do que muitos imaginam, o pós-graduado nessa área não atua somente como professor, em centros universitários e afins. O conhecimento adquirido, permite ainda a atuação na coordenação de cursos, e no ensino em universidades corporativas e cursos in company.

2 – Educação Especial e Transtorno Global do desenvolvimento

Com o avanço da inclusão social de pessoas com necessidades especiais, essa pós-graduação ganha cada vez mais força. Seu objetivo é preparar profissionais que saibam lidar com as deficiências auditivas, físicas, neuromotoras, intelectuais e visuais. Temas ligados aos transtornos globais do desenvolvimento também são aprofundados.

Destinado a pedagogos ou outras licenciaturas e profissionais que atuam no atendimento da área de saúde, o curso foca na formação de profissionais para o atendimento educacional especializado (AEE). Na grade curricular, as disciplinas envolvem a legislação inclusiva e os fundamentos da educação especial aplicadas.

O campo de atuação para os formados incluem o ensino em salas de recursos, de apoio e em salas comuns com alunos de inclusão. Além da possibilidade de trabalhar no setor da saúde, promovendo atendimento especial à pessoas com deficiência.

3 – Enfermagem do trabalho

A saúde do trabalhador é um tema que tem ganhado foco nos últimos tempos. Empresas estão se preocupando mais com o bem-estar de seus funcionários, por entender o reflexo de sua saúde na produtividade. Nesse cenário, a especialização em Enfermagem do Trabalho torna-se ainda mais importante para o mercado.

O curso tem como objetivo capacitar graduados em Enfermagem a atuar em diversas frentes. As possibilidades vão desde a atuação em empresas públicas e privadas, até a prestação de consultoria.

4 – Gestão em Saúde

O curso visa capacitar profissionais para atuar na gestão e administração de, por exemplo, hospitais, clínicas, laboratórios, secretarias.

Com foco no desenvolvimento de habilidades gerenciais, são abordadas questões ligadas à liderança e à gestão de pessoas e da qualidade. Outros temas, como sistema e políticas de saúde e empreendedorismo também fazem parte do conteúdo.

5 – Gestão Pública

Essa especialização visa formar gestores capazes de conduzir ações focadas no ganho econômico e na otimização de resultados. Temas ligados à organização pública são contemplados nas disciplinas. Entre eles, podemos citar: legislação, gestão financeira, planejamento, plano diretor e gestão de projetos.

O pós-graduado em Gestão Pública poderá atuar em empresas privadas, públicas de capital misto e Organizações Não Governamentais, como por exemplo, prefeituras, autarquias e empresas prestadoras de serviços, entre  outras possibilidades.

6 – Saúde do Trabalhador

O curso traz contribuições técnicas e científicas, que permitem o aprimoramento de práticas da área de saúde no ambiente de trabalho. Seu objetivo é capacitar profissionais a reconhecer sinais de doenças no contexto laboral, reduzindo os riscos à saúde do trabalhador.

Quem opta por essa especialização pode atuar como gestor de programas preventivos, consultor, auditor, perito ou autônomo em análises ergonômicas.

7 – Saúde Pública

em como foco preparar profissionais para atuar na administração de sistemas públicos. Destinada a graduados na área da educação, saúde e ciências humanas e sociais, oferece uma visão estratégica dos negócios públicos.

O campo de atuação para o pós-graduado é bastante diverso, incluindo: administração em organizações públicas e prestador de serviços públicos.

8 – Tradução e Interpretação em LIBRAS

Especializações ligadas à inclusão ganharam, definitivamente, a atenção da sociedade e do mercado. O Curso de Tradução e Interpretação em LIBRAS é um dos exemplos disso.

Destinada a graduados fluentes no idioma, a pós objetiva formar profissionais qualificados para a interpretação e o ensino de Libras. Para tanto, são abordados conteúdos relacionados à linguística manifestada pelos surdos e portadores de deficiência auditiva.

Ao se especializar, o profissional poderá atuar em diversas situações que demandem a intermediação na comunicação entre surdos e ouvintes.

9 – MBA em Recursos Humanos

O MBA é uma especialização da área administrativa, e está entre os formatos de pós-graduação mais reconhecidos pelo mercado. Aos formados, isso significa ter um diferencial a mais em seu currículo.

Destinado a profissionais com nível superior, o curso oferece conhecimentos essenciais de RH. Entre as habilidades desenvolvidas estão: gestão de pessoas e processos organizacionais, pensamento estratégico e liderança.

O campo de atuação para o pós-graduado é bastante amplo, podendo desempenhar a função em empresas de todos os setores.

10 – LIBRAS

Profissões que buscam quebrar as barreiras da comunicação são cada vez mais valorizados. Nesse sentido, a pós-graduação em Libras é uma ferramenta para alcançar novas possibilidades profissionais.

O curso é voltado para educadores, professores, assistentes sociais e demais profissionais fluentes no idioma. Especialistas em Libras podem atuar em diversas frentes que demandem a integração da pessoa surda.

____________________________

Com todas essas opções em mãos é hora de colocar seu projeto de ascensão profissional em prática! 

Para receber mais conteúdos relevantes, assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo.

Esse conteúdo foi útil?
4.00 avg. rating (80% score) - 2 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *